Sophia está comendo a comidinha da mamãe

Lilypie Third Birthday tickers

domingo, 26 de dezembro de 2010

Resultado do Sorteio das Trufas Quitutes Tia Michely

Adoreeeei fazer esse sorteio!!! Primeiro porque admiro muito o trabalho da Michely; depois porque chocolate callebaut é o que há e, finalmente, por ser o sorteio de trufas deliciosas que podem ser comsumidas por pessoas alérgicas e intolerantes a diversos tipos de alimentos. Em geral, as pessoas acreditam que um alimento assim é também sem gosto. Ouço coisas do tipo: "É sem leite? hahaha É sem gosto também?!". Uma pena... teve gente que deixou de participar do sorteio porque achou que se tratava de um chocolate ruim... Imagina só!

Bom, chega de blá blá blá e vamos ao resultado do sorteio. Fiz uma relação com o nome de todas as pessoas que comentaram deixando NOME, EMAIL, CIDADE E ESTADO. Cada pessoa recebeu um número de acordo com a ordem dos comentários. (Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior).

Como a primeira pessoa sorteada não era seguidora do blog, fiz um novo sorteio e quem vai se deliciar com as trufas deliciosas da Michely é a Luiza Coelho do blog Estou Autista. Parabéns, Luiza e muitíssimo obrigada a todos vocês que participaram!



Obrigada a todos que visitam e curtem o blog! Desejo que, em 2011, todos tenham muita saúde e paz e que seja um ano cheio de realizações e muito sucesso!!!!

Grande abraço e até a próxima!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Bolo de Amendoim


E uma receita vai virando outra, que vira outra, que se modifica, se adapta, se transforma, ... Assim é a alquimia da cozinha! Essa é a beleza de cozinhar! Ingredientes se misturam e se transformam em delícias e uma receita que já era deliciosa se modifica esse transforma em outra coisa que, muitas vezes, nem se parece com a receita original.

Tudo isso só pra dizer que esse Bolo de Chocolate aqui, que já é uma receita adaptada, sofreu nova transformação e se transformou em um delicioso Bolo de Amendoim. rsrs

No dia 11/11 eu fiz uma pequena cirurgia na mão direita e outra cirurgia, essa beeem mais séria, no joelho esquerdo. De modos que está sendo muito difícil ficar longe da cozinha. Fico maior parte do dia aqui no netbook vendo e pesquisando receitas, doidinha pra correr pra cozinha. Até que um dia eu vi uma receita de bolo de amendoim, mas, como não gostei muito dela, logo me lembrei desse Bolo de Chocolate: tirei o cacau, acrescentei 1 xícara (240 ml) de amendoim sem casca torrado e moído. Para a cobertura, fiz o brigadeiro usado para rechear esse pão, só que não coloquei amendoim moído e no lugar das 6 colheres de café de CMC, usei apenas 4 para deixar mais molinho, com consistência de calda. Em seguida, joguei amendoim torrado e picado por cima. Ficou muuuuuuito gostoso!!! Foi só comer o primeiro pedaço pra ter outra idéia: vou substituir o amendoim por nozes e fazer um Bolo de Nozes no Natal! :-D

E assim ficou a receita:

Bolo de Amendoim

INGREDIENTES:

(xícara medidora de 240 ml)

Massa:

  • 4 ovos
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo branca
  • 1/2 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de amendoim torrado e moído (eu bati o amendoim picado no liquidificador)
  • 1/4 de xícara de chá de óleo vegetal
  • 1 xícara de chá de água
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO

1. Bata as claras em neve e reserve.

2. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado.

3. Em seguida, adicione a farinha de trigo e vá alternando com a água e o óleo.

4. Em seguida, acrescente o amendoim. Bata até obter uma mistura bem homogênea.

5. Acrescente o fermento e misture delicadamente.

6. Acrescente as claras em neve e, novamente, misture delicadamente.

6. Pré-aqueça o forno. Unte uma forma com óleo e farinha.

7. Despeje a mistura na forma e leve ao forno médio por 30 minutos.

Cobertura

Ingredientes:

  • 200 ml de leite de coco caseiro
  • 1/2 xícara de açúcar cristal
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó sem leite e sem soja
  • 1 e 1/2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 4 colheres de café de CMC

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio. (É bom utilizar um fouet no começo para obter uma mistura bem homogênea). Quando engrossar, abaixe o fogo, continue mexendo até engrossar. Despeje no bolo ainda quente.


Bom apetite e até a próxima!


Ps.: Eu tinha mais fotos do bolo pra postar mas o blogger anda me dizendo que meu limite de postagem de fotos foi atingido e que eu preciso comprar mais espaço. Danou-se :-P



Pão Integral de Amendoim recheado com Brigadeiro de Amendoim


Essa receita foi publicada originalmente no Obagastronomia, o site delicioso do meu amigo Orlando Baumel.

Não sou muito fã de pão doce, prefiro os salgados, mas faz tempo que eu estava com vontade de fazer um pão recheado com chocolate. Poderia fazer com o Callebaut 50 % Dark, que é sem leite e sem soja, mas eu não o tinha em casa. Além disso, faz tempo que venho tentando fazer um brigadeiro sem obter sucesso, mas dessa vez eu consegui! :-D

Para a massa, fiz umas modificações numa receita de pão doce que tenho aqui e o transformei num pão de amendoim. Para o recheio, fiz um brigadeiro de amendoim também a partir de uma receita do Instituto Girassol.

Para a massa:

Ingredientes:

(copo medida de 240 ml)

· 1 copo de leite de coco caseiro batido com 1 ovo (coloque o ovo no copo e complete com o leite de coco).

· 3 colheres de sopa de Becel azul (sem leite, sem soja e sem traços)

· 1/2 copo de açúcar

· 1/2 colher de chá de sal

· 1 copo de aveia em flocos finos

· 1 colher de chá de canela em pó

· 2 copos de farinha de trigo branca para pães

· 1copo de farinha de trigo integral média

· 1/2 copo de amendoim torrado e moído (eu bati o amendoim picado no liquidificador)

· 2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo

Modo de fazer:

Eu, como sempre tenho feito, usei o programa de pão francês II para sovar, descansar 40 minutos e sovar de novo. Retirei a massa da máquina, dividi em duas partes, abri com o rolo, acrescentei o brigadeiro de amendoim, joguei amendoim picadinho por cima e enrolei como um rocambole.

Levei os dois pães para seu sagrado descanso final de mais 50 minutos dentro do forno desligado. (Pães precisam crescer em lugares quentinhos, né?). Em seguida, pincelei com 1 gema misturada com 1 colher de sopa de água e assei em forno médio por 25 minutos.



Para o recheio:

Brigadeiro de amendoim

Ingredientes:

· 200 ml de leite de coco caseiro

· 1/2 xícara de açúcar cristal

· 4 colheres de sopa de chocolate em pó sem leite e sem soja

· 1 e 1/2 colheres de sopa de óleo vegetal

· 1/2 xícara de amendoim torrado e moído

· 6 colheres de café de CMC

Modo de fazer:

Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio. (É bom utilizar um fouet no começo para obter uma mistura bem homogênea). Quando engrossar, abaixe o fogo, continue mexendo até obter o ponto de brigadeiro.


Bom apetite, um abraço e até a próxima! Participe do sorteio que está rolando: deliciosas trufas feitas com chocolate Callebaut 50 % Dark.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sorteio de Trufas Quitutes Tia Michely



Temos mais um sorteiooooo!!!! Dessa vez, são delicinhas que podem ser consumidas também por ALÉRGICOS OU INTOLERANTES A LEITE, SOJA, OVOS, GLÚTEN E LACTOSE: são seis deliciosas TRUFAS NOS SABORES MORANGO, BAUNILHA, BANANA, MARACUJÁ, PÊSSEGO E MANGA, confeccionadas com CHOCOLATE BELGA CALLEBAUT DARK 50% e embaladas em caixinhas artesanais de material reciclável, tudo exclusividade do QUITUTES TIA MICHELY. Entenderam pessoas??!! É chocolate CALLEBAUT!!!!! Sentiu o drama?!

Para participar é preciso:

1. SER SEGUIDOR desse blog. Se você ainda não o é, basta clicar em SEGUIR ali na barra lateral;

2. Deixar um comentário NESSE POST com NOME, E-MAIL, CIDADE e ESTADO;

3. Só poderão participar seguidores com endereço de envio no Brasil;

O resultado do sorteio será postado aqui e o ganhador também receberá um email. Se em 3 dias o ganhador não entrar em contato com a Michely, um novo sorteio será realizado. As trufas serão enviadas pela Michely e o frete é por conta do ganhador, ok?

O sorteio será realizado da seguinte forma:

· Cada participante receberá um número para participação no sorteio de acordo com a ordem dos comentários;

· As inscrições devem ser feitas no período de 15/12/2010 a 25/12/2010. O sorteio será feito no dia 26/12/2010 através do site http://www.random.org/ de acordo com o número de cada participante;

· Se o sorteado não for seguidor do blog ou não preencher seus dados corretamente no comentário, será realizado um novo sorteio;

· Cada nome estará participando uma única vez.



Vamo lá, pipou! Agora é só comentar e torcer! Beijos e até a próxima!!!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pão Integral de Linhaça, Aveia e Gérmen de Trigo - variando a receita coringa II


Mais uma variação da receita coringa que costumo utilizar para fazer boa parte dos pães aqui em casa. Como eu já disse em posts anteriores, basta variar as farinhas e acrescentar sementes de sua preferência, que a massa se transforma em outro pão. Nesse aqui utilizo farinhas de aveia e linhaça, gérmen de trigo tostado e sementes de linhaça.
Pão integral de Linhaça, Aveia e Gérmen de Trigo

Ingredientes:
(copo-medida: 240 ml)
  • 2 copos de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 3 colheres (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 copos de farinha de trigo branca para pães
  • 1 copo de farinha de trigo integral média
  • 1/2 copo de farinha de linhaça (bato a escura e a dourada juntas no liquidificador para fazer a farinha)
  • 1/2 copo de farinha de aveia
  • 1 copo de gérmen de trigo tostado
  • Sementes de linhaça escura e dourada a gosto
  • 4 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
Modo de fazer:

Coloco todos os ingredientes na panificadora (exceto as sementes) e uso o programa de pão francês II que sova por 18 minutos, descansa lá dentro no quentinho por 40 minutos e sova mais 22 minutos. Quando a máquina começa a segunda sova acrescento as sementes de linhaça. Retiro a massa da panificadora, dou a forma desejada e coloco no forno desligado para descansar mais 40/50 minutos. Após esse último descanso, pincelo os pães com uma gema e asso no forno convencional.



Já fiz essa receita váááárias vezes, assim como todas as outras já que, aqui em casa, já não se come mais pães industrializados, mas... não tenho muitas fotos e não achei foto do interior dos pães. Se eu achar, posto aqui, ok?

Beijos, bom apetite e até a próxima!!!


Resultado do sorteio d'A Casa Encantada Brigaderia

Bom dia, pessoas queridas!!!!
 
Antes de mais nada, preciso dizer que foi uma experiência maravilhosa e uma grande honra poder sortear os brigadeiros d'A Casa Encantada. Obrigada Ariana e obrigada a todos vocês que participaram!

E a vencedora foi... Aine Santos de Melo Sobrinho (@ainesms). Parabéns!!!!!!!!! Ainda hoje você receberá um email com todas as instruções sobre como utilizar seu cupom. Responda rápido, viu?! Se você não fizer um contato em até 3 dias após o recebimento do email, um novo sorteio será realizado.

O post teve 29 comentários. Desses, apenas 2 não preencheram os dados corretamente e, por isso, não entraram na listagem do sorteio. Ainda assim, dos 27 participantes alguns não eram seguidores do blog e, se algum desses não seguidores tivesse sido sorteado, um novo sorteio seria realizado.

A listagem com os nomes:


E aqui o resultado:

Mais uma vez, muito obrigada a todos e continuem de olho no blog. Ainda essa semana teremos um novo sorteio!!!

Grande beijo e até a próxima!!!!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pão integral de aveia - variando a receita coringa


 O último post foi uma receita de pão que considero coringa, pois basta variar o tipo de farinha utilizada e ele se transforma em outro pão. Então, os próximos posts serão receitas que surgiram da variação dessa receita coringa.

Vou começar com um Pão integral de Aveia. Dos 6 copos de farinha de trigo branca, mantenho apenas 3 e os outros 3 substituo como dá vontade. :-) Em todas as variações você pode ainda acrescentar sementes de linhaça, de girassol, gergelim e etc.

Pão integral de Aveia


Ingredientes:
  •   2 copos de água
  •    2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  •    3 colheres (chá) de sal
  •    3 colheres (sopa) de açúcar
  •    3 copos (240 ml cada copo) de farinha de trigo branca para pães
  •   1 copo (240 ml) de farinha de trigo integral média
  •   2 copos (240 ml cada copo) de fainha de aveia
  •    4 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo

Modo de fazer:
                Coloco os ingredientes na panificadora e uso o programa de pão francês II que sova por 18 minutos, descansa lá dentro no quentinho por 40 minutos e sova mais 22 minutos. Retiro a massa da panificadora, dou a forma desejada e coloco no forno desligado para descansar mais 40/50 minutos. Após esse último descanso, pincelo os pães com uma gema e asso no forno convencional.



Bom apetite e até a próxima! Ah! E não se esqueça de participar do sorteio que tá rolando. Veja aqui. Beijos!!!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pão - receita coringa

                Na verdade essa receita já foi postada aqui, mas parece que não ficou bem claro. Então, vou postar de novo a receita original e algumas outras que faço a partir dessa, ok?

                A receita original é do livro de receitas da panificadora. Eu dobro a receita que é para pães de 600 g; eu dobro porque é muito pequeno e não dá pra nada. No livro tá escrito que é receita de Pão Francês; não fica como um francês, mas fica delicioso! Se você for fazer na mão, pode seguir o modo de fazer dessa receita aqui.

Pão Francês

 Ingredientes:
  • 2 copos (240 ml cada copo) de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 3 colheres (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 6 copos (240ml cada copo) de farinha de trigo branca para pães
  • 4 colheres (sopa) de fermento biológico seco instântaneo   

Modo de fazer:

                Coloco os ingredientes na panificadora e uso o programa de pão francês II que sova por 18 minutos, descansa lá dentro no quentinho por 40 minutos e sova mais 22 minutos. Retiro a massa da panificadora, dou a forma desejada e coloco no forno desligado para descansar mais 40/50 minutos. Após esse último descanso, pincelo os pães com uma gema e asso no forno convencional.

                Bom essa é a receita original já dobrada. Como eu prefiro sempre os pães integrais, desde a primeira que fiz esse pão, já acrescentei farinha integral. Você pode acrescentar quanto de farinha integral desejar e também qualquer outra farinha que possa ser usada para fazer pães. Por isso considero essa receita coringa. A partir dela eu faço pão de linhaça, pão de aveia, pão de gérmem de trigo ou um pão de cereais misturando essas farinhas. Tambem faço um pão temperado a partir dessa receita. Aqui a receita já modificada para tornar-se um pão integral:
              
Pão Integral

 Ingredientes:
  • 2 copos (240 ml cada copo) de água
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 3 colheres (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 copos (240ml cada copo) de farinha de trigo branca para pães
  • 3 copos (240ml cada copo) de farinha de trigo integral média
  • 4 colheres (sopa) de fermento biológico seco instântaneo   

Modo de fazer:

                Coloco os ingredientes na panificadora e uso o programa de pão francês II que sova por 18 minutos, descansa lá dentro no quentinho por 40 minutos e sova mais 22 minutos. Retiro a massa da panificadora, dou a forma desejada e coloco no forno desligado para descansar mais 40/50 minutos. Após esse último descanso, pincelo os pães com uma gema e asso no forno convencional.


                Quando o fiz pela primeira vez usei o programa completo da máquina e assei nela mesmo. Ficou assim:


                   Foi a primeira vez que uma pão feito 100 % na panificadora ficou absurdamente fofo e macio.





               Depois desse dia, comecei a fazer esse pão conforme descrito na receita acima e fazer as modificações para transformá-lo no pão desejado.
             
                Fotos dos primeiros pãezinhos que assei no forno convencional:





                 Para não deixar esse post gigante e confuso, vou postar as outras receitas em posts separados, ok?!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Suco Herança Mediterrânea



Eu adoro suco!!! Há quem diga que faz mal e que os nutrientes do suco se vão em poucos minutos e aí fica só a frutose, mas... Eu não bebo refrigerante porque não gosto mesmo e também porque não é nada saudável. Então, só me sobra água, suco e água de coco. Gosto muito de tudo isso e gostaria de beber muito mais água de coco do que bebo, mas não se encontra isso em toda esquina a não ser que você more de frente pro mar, né não? Então, me sobram os sucos e eu gosto muitão deles!

Sophia só pode tomar leites vegetais, mas o industrializado é caríssimo e o caseiro não fica muito saboroso pra tomar puro. Refrigerante ela também nunca tomou e nem sabe o que é. Portanto, ela também só toma sucos, água e água de coco.

Vai daí que, assim que comecei a vir pra Brasília, quando ainda morava no Rio, logo descobri o Marietta, mais especificamente a loja de sanduíches leves. Gente, eles fazem sanduíches, sucos e saladas incrivelmente deliciosos e criativos! (Bom dizer que este não é um post pago. Aliás, nada aqui nesse blog é pago, mas é importante dividir com vocês as marcas que não contem leite, nem soja e nem traços. Falar de um lugar bom pra comer: é a primeira vez que faço isso. rsrs). Enfim, voltando ao assunto... No início desse ano, quando estávamos aqui em Brasília ainda de férias, experimentei um novo sabor de suco que me levou ao céu! O Marietta estava com um novo cardápio de sucos funcionais e, no final do cardápio, havia uma pequena bibliografia. Assim que terminei meu lanche fui correndo na livraria e encontrei lá uma dos livros citados na bibliografia. Comprei o dito cujo e rapidinho ele se tornou meu livro de cabeceira. Até porque, Sophia só toma sucos por conta de sua alergia alimentar e eu gosto de variar bastante.

Rapidamente encontrei no livro o suco que havia tomado no Marietta, que fez algumas modificações na receita original. Pois eu fiz o mesmo: modifiquei um pouco a receita original, já que ela pedia refrigerante de guaraná e, como eu disse, não bebo refrigerante.

A receita aqui de casa ficou bem parecida com o do Marietta. Vou postar pra vocês exatamente o que está no livro e, depois, como fazemos aqui. (Eu digo fazemos porque, na verdade, Cleiton é o fazedor oficial de sucos aqui em casa. Na maior parte das vezes, é ele quem faz os sucos. :-D)

O livro é esse aqui: Bebidas que curam de Anne McIntyre. Ele traz receitas de sucos, chás, sopas e refrescos e os capítulos são divididos em:

  • 1.      Ingredientes-chave
  • 2.      Bebidas para sua beleza e bem-estar
  • 3.      Bebidas quem curam doenças
  • 4.      Bebidas para a alma e o espírito

Esse suco chama-se Herança Mediterrânea e está sugerido para deixar os cabelos saudáveis, mas isso eu já não sei se é verdade porque ainda não fiz a faculdade de nutrição, né? rsrs Mas aqui você encontra um texto de um nutricionista com algumas propriedades do alecrim. Vamos à receita original:

Herança Mediterrânea

Um coquetel de frutas repleto de luz para dar brilho a seus cabelos, essa mistura de ingredientes exóticos vai, com toda a certeza, fazer sua língua arder e seus cabelos cintilarem. Um belo arbusto que cresce espontaneamente em toda a costa do Mediterrâneo, o alecrim estimula a circulação sanguínea, levando ingredientes extras até os cabelos. Suas propriedades benéficas protegem contra o estresse nocivo e rejuvenescem o corpo inteiro.

  • 150 ml de água fervendo
  • 1 punhado de pontas macias de alecrim ( com flores, se possível)
  • 1 colher de sopa de mel
  • cubos de gelo
  • 600 ml de suco de laranja
  • 600 ml de refrigerante tipo guaraná ou soda
  • galhos de alecrim fresco para enfeitar
   
Adicione a água fervendo sobre o alecrim num bule ou recipiente que conserve o calor. Tampe e deixe em infusão de 5 a 10 min. Coe e acrescente o mel. Deixe esfriar. Coloque os cubos de gelo numa jarra grande. Acrescente o suco de laranja e o refrigerante. Enfeite com galhinhos de alecrim. 4 porções

No cardápio de sucos do Marietta, constam os ingredientes Laranja / Mel / Alecrim / guaraná. 
Então, fizemos o nosso mais ou menos assim:

  • 2 laranjas pêra grandes
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de xarope de guaraná
  • raminhos de alecrim a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe, se desejar, e sirva com algumas pedrinhas de gelo e galhinhos de alecrim para enfeitar. 1 porção

Na verdade, essas quantidades são aproximadas, porque você pode fazer mais a seu gosto. Se você gosta mais docinho ou se a laranja estiver muito ácida, pode acrescentar mais mel ou mais xarope. Alecrim demais deixa o suco muito forte, então vá colocando aos poucos e experimentando pra ver se está do seu gosto.

Às vezes, fazemos sem o xarope de guaraná e fica bem bom também! Dia desses eu só tinha em casa a laranja e o alecrim e fiz só com esses dois ingredientes mesmo. Também fica uma delícia!!! De qualquer modo, eu acho que laranja e alecrim combinam bastante.

Essa foto foi tirada no dia em que fiz apenas com laranja e alecrim.



E essa é minha vida, gente! Cozinha e tweetdeck sempre juntos. rsrsrsrs 

Grande beijo e até a próximaaaa!!! E não se esqueçam de participar do sorteio d'A Casa Encantada Brigaderia.