Sophia está comendo a comidinha da mamãe

Lilypie Third Birthday tickers

terça-feira, 27 de julho de 2010

Sopa de Abóbora e a casa nova

Segunda-feira, 26 de julho de 2010.

Vida que segue, muitos meses e comidinhas depois, cá estou eu voltando a postar no blog. Marido vive insistindo pra eu fazer isso e agora, azamiga do twitter também tem pedido as receitinhas.

Eu não sou culinarista e muito menos chef de cozinha. Sou apenas uma mulher que adora cozinhar e que se tornou mãe de uma quase-ex-bebê-já-quase-uma-criança com alergia alimentar como já foi dito algumas vezes aqui.

A novidade é que, finalmente, nos mudamos do RJ para Brasília. Um sonho antigo que conseguimos realizar metendo os peitos, como deve ser mesmo. Afinal, como disse Lou Andreas Salomé, “NÃO TE ENGANES. A VIDA VAI TRATAR-TE MAL.PORTANTO, SE QUISERES VIVER TUA VIDA, VAI, E TOMA-A.” E num é que tudo na minha vida é exatamente assim. Então, cá estamos começando vida nova na casa amarela, com algumas dificuldades inerentes à situação, mas muito, muito , muito felizes. Vivendo em paz, com tranqüilidade e muita força pra caminhar, seja como for o caminho. Eu tenho medo mas, talvez por isso mesmo, tenho também muita coragem!

Vai dai que Sophia anda viciada em sopinhas. Então, tenho feito muitas sopinhas aproveitando também o fato de que agora moramos em luga frio. Sim, Brasília é frio, embora algumas pessoas daqui insistam comigo que aqui faz calor. Acordo e durmo todos os dias com o termômetro marcando 17º na média. Durante o dia, fica em torno dos 25º. No verão, chega aos 30º mais ou menos. Então, pra quem morava em lugar onde no inverno o termômetro fica me torno dos 30º e no verão passa dos 40º todo dia, isso aqui é o paraíso das temperaturas amenas.

Voltando ao assunto sopinhas, dia desses tinha meia abóbora japonesa aqui e deu vontade de fazer uma sopa com ela, coisa que nunca tinha feito. Ainda estávamos sem internet na casa nova, então pedi ao marido pra procurar uma lá no seu trabalho. Eis que ele chega em casa com uma receita maravilhosa do blog Incursões Gastronômicas.

Por causa da alergia da Sophia fiz as adaptações de sempre. A princípio, pensei em substituir o leite de vaca por leite de coco, mas temi que o sabor ficasse muito forte no coco e que o sabor da abóbora sumisse. Então, usei o leite de arroz que tem um sabor neutro e caprichei nos temperos.

Na receita da Raquel manda-se descascar a abóbora, coisa que nunca faço. Só como abóbora com casa, seja ela qual for.

Então, minha sopa ficou assim:

Ingredientes:

• 1/2 abóbora japonesa de tamanho médio com casca
• 1250 ml de leite de arroz caseiro
• 1 cebola grande inteira
• 6 dentes de alho
• Sal
• Noz moscada não tinha mas colocaria como na recieta da Raquel
• Gengibre em pó
• Alecrim
• Azeite

Frite o alho e a cebola no azeite. Acrescente a abóbora, refogue um pouco, acrescente o leite de arroz e todos os temperos. Deixe cozinhar em fogo bem baixo, que eu chamo de micro.

Após 35 minutos em média a abóbora estará bem cozida. Bata tudo no liquidificador.


Para completar o cardápio fiz também um músculo bem cozidinho na pressão e bem temperadinho também. Ficou assim, ó:








2 comentários:

  1. hummmmmm deve ter ficado tudo de bom... Felipe desistiu de sopinhas, acredita?

    Tudo de bom na sua nova casa, cidade, vida!!!

    Vai dar tudo certo, tenho certeza!!!

    ResponderExcluir
  2. Amei descobrir seu blog e ainda mais agora que voltou a postar! Meu irmão está autista (dizemos está pois sabemos que um dia ele sairá do espectro) e faz a dieta sem leite e sem gluten e então receitas desse tipo são sempre muito bem vindas!

    Lu tem 11 anos e precisa melhorar muito a sua alimentação mas é seletivo e sua sensibilidade faz com que ele coma sempre os mesmos alimentos... mas ainda vamos conseguir fazer ele abrir o leque de alimentos!

    Adorei a receita da sopa! Sou como sua filha, AMO sopa e caldos... ontem tomamos um de mandioca que estava muito bom!!!

    Vou vir sempre por aqui hein?

    beijos!

    ResponderExcluir