Sophia está comendo a comidinha da mamãe

Lilypie Third Birthday tickers

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pão Doce de Aveia e Canela com recheio de Creme de Canela



Não sou lá muito fã de pão doce, já disse isso aqui. Mas tenho feito alguns apenas pelo desejo de testar e criar novas receitas e também porque Cleiton gosta bastante. :D

Esse foi o primeiro pão doce recheado que fiz. Não ficou assim maravilhoso, preciso melhorar o recheio pra deixá-lo mais gostoso, mas ficou bem bom. A massa ficou perfeita e pode ser recheada como se desejar.

O recheio eu adaptei de uma receita de recheio da revista Ana Maria só com receitas de pães doces. Como sempre faço, vou postar as receitas originais e as minhas modificadas.

Receitas originais:

Pão Doce de Aveia e Canela

Ingredientes

• 1 copo de leite com 1 ovo batido (colocar o ovo no copo e completar com leite) (Usei leite de coco caseiro)
• 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina. (Usei, como sempre, a Becel azul que é sem elite e sem soja)
• 1/2 copo de açúcar.
• 1/2 colher (chá) de sal.
• 1 copo de aveia.
• 1 colher (chá) de canela em pó
• 3 1/2 copos de farinha de trigo (eu usei farinha branca e farinha integral)
• 2 colheres (chá) de fermento biológico seco

Modo de fazer:

Eu, como sempre tenho feito, usei o programa de pão francês para sovar, descansar 40 minutos e sovar de novo. Retirei a massa da máquina, dividi em duas partes, abri com o rolo, acrescentei o recheio e tentei enrolar como um rocambole mas, nesse dia, eu ainda não havia comprado o rolo e não consegui abrir a massa dirietinho.

Se você não tem panificadora, pode seguir o modo de fazer dessa receita aqui.

Recheio:

• 2 colheres (sopa) de amido de milho
• 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite (eu usei leite de coco caseiro)
• 3/4 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
• 1 gema
• 1 colher (sopa) de canela em pó

Modo de fazer:
Em uma panela, dissolva o amido no leite, misture o açúcar, a gema e a canela. Leve ao fogo brando mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar.


Com as pequenas adaptações as receitas ficaram assim:

Pão Doce de Aveia e Canela

Ingredientes

• 1 copo de leite de coco caseiro com 1 ovo batido (colocar o ovo no copo e completar com leite)
• 3 colheres (sopa) de margarina Becel azul (que é sem elite e sem soja)
• 1/2 copo de açúcar.
• 1/2 colher (chá) de sal.
• 1 copo de aveia.
• 1 colher (chá) de canela em pó
• 2 copos de farinha de trigo branca para pães
• 1 e 1/2 copo de farinha de trigo integral média
• 2 colheres (chá) de fermento biológico seco

Modo de fazer:

Eu, como sempre tenho feito, usei o programa de pão francês para sovar, descansar 40 minutos e sovar de novo. Retirei a massa da máquina, dividi em duas partes, abri com o rolo, acrescentei o recheio e tentei enrolar como um rocambole mas, nesse dia, eu ainda não havia comprado o rolo e não consegui abrir a massa dirietinho.




Se você não tem panificadora, pode seguir o modo de fazer dessa receita aqui.

Recheio:

• 2 colheres (sopa) de amido de milho
• 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite de coco caseiro)
• 3/4 de xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
• 1 gema
• 1 colher (sopa) de canela em pó

Modo de fazer:
Em uma panela, dissolva o amido no leite, misture o açúcar, a gema e a canela. Leve ao fogo brando mexendo sempre até engrossar. Deixe esfriar.





Não tirei foto do pão aberto. :-P #fail



Bom apetite e até a próxima: Pão recheado com maçã e uva passa. Beijos!!!

4 comentários:

  1. Ando doceira... nossa!
    Tô se comer gluten e por isso nao posso fazer essa receita mas me deu água na boca... eu AMO canela sabia? Nossa, tudo que vai canela é bom!
    A filhota gostou?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sim, Sophia gosta de pão doce e se tiver um recheio ela gosta ainda mais.

    Não dá pra fazer com aquelas farinhas sem glúten?

    Bjo!!!

    ResponderExcluir
  3. Estou te seguindo eu amei o seu blog e para nao perder nadinha estarei sempre aqui..

    ResponderExcluir
  4. Oi, Chris! Seja muito bem vinda!!!

    Espero tê-la sempre por aqui e, quando fizer alguma receita do blog, me conte, tá?!

    Abçs!!!!

    ResponderExcluir