Sophia está comendo a comidinha da mamãe

Lilypie Third Birthday tickers

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Suco Herança Mediterrânea



Eu adoro suco!!! Há quem diga que faz mal e que os nutrientes do suco se vão em poucos minutos e aí fica só a frutose, mas... Eu não bebo refrigerante porque não gosto mesmo e também porque não é nada saudável. Então, só me sobra água, suco e água de coco. Gosto muito de tudo isso e gostaria de beber muito mais água de coco do que bebo, mas não se encontra isso em toda esquina a não ser que você more de frente pro mar, né não? Então, me sobram os sucos e eu gosto muitão deles!

Sophia só pode tomar leites vegetais, mas o industrializado é caríssimo e o caseiro não fica muito saboroso pra tomar puro. Refrigerante ela também nunca tomou e nem sabe o que é. Portanto, ela também só toma sucos, água e água de coco.

Vai daí que, assim que comecei a vir pra Brasília, quando ainda morava no Rio, logo descobri o Marietta, mais especificamente a loja de sanduíches leves. Gente, eles fazem sanduíches, sucos e saladas incrivelmente deliciosos e criativos! (Bom dizer que este não é um post pago. Aliás, nada aqui nesse blog é pago, mas é importante dividir com vocês as marcas que não contem leite, nem soja e nem traços. Falar de um lugar bom pra comer: é a primeira vez que faço isso. rsrs). Enfim, voltando ao assunto... No início desse ano, quando estávamos aqui em Brasília ainda de férias, experimentei um novo sabor de suco que me levou ao céu! O Marietta estava com um novo cardápio de sucos funcionais e, no final do cardápio, havia uma pequena bibliografia. Assim que terminei meu lanche fui correndo na livraria e encontrei lá uma dos livros citados na bibliografia. Comprei o dito cujo e rapidinho ele se tornou meu livro de cabeceira. Até porque, Sophia só toma sucos por conta de sua alergia alimentar e eu gosto de variar bastante.

Rapidamente encontrei no livro o suco que havia tomado no Marietta, que fez algumas modificações na receita original. Pois eu fiz o mesmo: modifiquei um pouco a receita original, já que ela pedia refrigerante de guaraná e, como eu disse, não bebo refrigerante.

A receita aqui de casa ficou bem parecida com o do Marietta. Vou postar pra vocês exatamente o que está no livro e, depois, como fazemos aqui. (Eu digo fazemos porque, na verdade, Cleiton é o fazedor oficial de sucos aqui em casa. Na maior parte das vezes, é ele quem faz os sucos. :-D)

O livro é esse aqui: Bebidas que curam de Anne McIntyre. Ele traz receitas de sucos, chás, sopas e refrescos e os capítulos são divididos em:

  • 1.      Ingredientes-chave
  • 2.      Bebidas para sua beleza e bem-estar
  • 3.      Bebidas quem curam doenças
  • 4.      Bebidas para a alma e o espírito

Esse suco chama-se Herança Mediterrânea e está sugerido para deixar os cabelos saudáveis, mas isso eu já não sei se é verdade porque ainda não fiz a faculdade de nutrição, né? rsrs Mas aqui você encontra um texto de um nutricionista com algumas propriedades do alecrim. Vamos à receita original:

Herança Mediterrânea

Um coquetel de frutas repleto de luz para dar brilho a seus cabelos, essa mistura de ingredientes exóticos vai, com toda a certeza, fazer sua língua arder e seus cabelos cintilarem. Um belo arbusto que cresce espontaneamente em toda a costa do Mediterrâneo, o alecrim estimula a circulação sanguínea, levando ingredientes extras até os cabelos. Suas propriedades benéficas protegem contra o estresse nocivo e rejuvenescem o corpo inteiro.

  • 150 ml de água fervendo
  • 1 punhado de pontas macias de alecrim ( com flores, se possível)
  • 1 colher de sopa de mel
  • cubos de gelo
  • 600 ml de suco de laranja
  • 600 ml de refrigerante tipo guaraná ou soda
  • galhos de alecrim fresco para enfeitar
   
Adicione a água fervendo sobre o alecrim num bule ou recipiente que conserve o calor. Tampe e deixe em infusão de 5 a 10 min. Coe e acrescente o mel. Deixe esfriar. Coloque os cubos de gelo numa jarra grande. Acrescente o suco de laranja e o refrigerante. Enfeite com galhinhos de alecrim. 4 porções

No cardápio de sucos do Marietta, constam os ingredientes Laranja / Mel / Alecrim / guaraná. 
Então, fizemos o nosso mais ou menos assim:

  • 2 laranjas pêra grandes
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de xarope de guaraná
  • raminhos de alecrim a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe, se desejar, e sirva com algumas pedrinhas de gelo e galhinhos de alecrim para enfeitar. 1 porção

Na verdade, essas quantidades são aproximadas, porque você pode fazer mais a seu gosto. Se você gosta mais docinho ou se a laranja estiver muito ácida, pode acrescentar mais mel ou mais xarope. Alecrim demais deixa o suco muito forte, então vá colocando aos poucos e experimentando pra ver se está do seu gosto.

Às vezes, fazemos sem o xarope de guaraná e fica bem bom também! Dia desses eu só tinha em casa a laranja e o alecrim e fiz só com esses dois ingredientes mesmo. Também fica uma delícia!!! De qualquer modo, eu acho que laranja e alecrim combinam bastante.

Essa foto foi tirada no dia em que fiz apenas com laranja e alecrim.



E essa é minha vida, gente! Cozinha e tweetdeck sempre juntos. rsrsrsrs 

Grande beijo e até a próximaaaa!!! E não se esqueçam de participar do sorteio d'A Casa Encantada Brigaderia.

2 comentários:

  1. hmmm tbm amo sucos... tbm não tomo refrigerante e não gosto de tomar leite... eca, hahahahaha
    Desde poucos meses eu nao tomo leite por opção e mamãe colocava sopa na mamadeira pra gente tomar e por isso amo sopa!

    Sopa, salada e suco é comigo mesmo!

    Deu vontade de ir aí em Brasilia passear com vc! Acho que vou passar bem, hahahahaha

    Adorei o post... preciso sair dos sucos básicos e me arriscar mais!

    beijos

    www.estouautista.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah, leite eu tomo! Esqueci de falar isso, né? rsrsrs

    Eu amoooo leite!!! Amo de paixão, não fico sem. Puro,com café, com chocolate, com capuccino, ... amo, amo, amooooo!!!!

    Acho uma pena Sophia ter parado de tomar leite pq ela tomava puro e gostava muito. Temo q ela não goste qdo puder voltar a tomar.

    Eu adoro inventar sucos de td qto é jeito. Como eu não rejeito nenhum alimento, sou capaz de tomar os sucos mais exóticos do mundo. rsrs

    Bjo, querida! É um prazer tê-la sempre aqui cmg!

    ResponderExcluir