Sophia está comendo a comidinha da mamãe

Lilypie Third Birthday tickers

sábado, 9 de outubro de 2010

Panetone



Quando comprei a máquina no ano passado, a primeira coisa que pensei foi em fazer panetones. Fiz e não ficaram bons por dois motivos: uma deles é por causa da farinha, como já expliquei aqui; o outro é que definitivamente a coisa que essa máquina faz melhor é sovar a massa. Um ou outro pão ficam realmente bons assados dentro dela, no mais, o ideal é usar a máquina apenas para fazer o trabalho pesado, ou seja, sovar a massa e assar no forno convencional. E foi o que eu fiz com os panetones.

A melhor receita sem leite de vaca e sem soja que achei até agora e que nem precisei adaptar foi a que vem com a máquina da Cadence. Pois é, eu fucei o site de todas as marcas de máquina que conheço, baixei o manual que vem com as receitas e, assim, fiquei cheia de receitas e opções. hehehe Belezinha!

Fiz a receita que daria 1 kg de massa, dividi em duas formas de 500g e eles ficaram de-li-ci-o-soooosss!!!!



Essa é a receita original. Eu peso a mão mais um pouquinho nas frutas e nas passas.

Panetones sem leite e sem soja
(1kg)
• 1 1/3 copos de água com 1 ovo (320ml - coloque o ovo dentro do copo e complete com água)
• 4 colheres de sopa de margarina (eu uso Becel azul sem leite, sem soja e sem traços. Já fiz também com óleo de coco no lugar da margarina)
• 2 colheres de chá de sal
• 8 colheres de sopa de açúcar (eu uso metade mascavo e metade cristal)
• 2 colheres de chá de essência de panetone ou baunilha (opcional) (eu acho que a essência é obrigatória e tem que ser a de panetone, senão não fica com sabor de panetone)
• 2 colheres de chá de leite em pó (ingrediente sempre ignorado aqui em casa)
• 4 copos de farinha de trigo especial (960ml)
• 1 e 1/2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
• 3/4 copo de passas de uva (180ml - esperar pelo bip) (eu uso 1 copo)
• 1/2 copo de frutas cristalizadas (120ml - esperar pelo bip) (eu uso 1 copo)

Coloco todos os ingredientes na máquina na ordem em que aparecem na receita, uso o programa de pão francês e, após a segunda sova, retiro da máquina, divido em duas partes iguais, coloco na formas de panetone. Levo ao forno médio e eles estão assados em 40/45 minutos.






Polvilhados com açúcar de confeiteiro




Uma fatia da Sophia (ela adoooooooooora panetones)




Eles ficam assim tortinhos, não sei porque...




Beijocas e até próxima: Bolo de Chocolate sem leite e sem soja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário