Sophia está comendo a comidinha da mamãe

Lilypie Third Birthday tickers

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Panetones e Chocotones


Pois é, gentem, eu sumi mas já to de volta. rsrs Tive problemas com o blog, não estava conseguindo postar e demorei um pouco pra resolver isso. Além disso, Sophia começou numa nova creche e eu tenho me dedicado muuuuuito à fisioterapia (eu operei o joelho esquerdo e a mão direita em novembro do ano passado).

É, eu sei, eu sei, eu seeeeiiii que o Natal já foi faz um tempinho mas estou postando a receita assim mesmo porque:
  1. Aqui em casa comemos panetone o ano todo
  2. Essa receita ficou mesmo muuuuito boa
Já postei uma receita de panetone aqui. É uma receita prática e gostosa e, embora tenha ficado muito bom, eu ainda não estava satisfeita. Então, procurei receita de panetone em todo canto e achei um no Panelaterapia e testei. É gostoso, mas não exatamente um panetone, como a própria Tatiana fala em seu post. Depois testei esse aqui do Olivier e deu super errado, ficou duro e massudo. Achei essa outra receita do Olivier e resolvi testar também e, dessa vez, deu certo.


Dividi a receita ao meio, diminuí a quantidade de açúcar e obtive 3 panetones e 1 chocotone, mas poderiam ter sido 5 ou 6, porque ficaram enooormes. rsrs




 
            Para fazer o chocotone, usei o chocolate Callebaut que ganhei da minha amiga Michely do blog Quitutes da Tia Michely.

            Uma observação muuuuuuito importante: se você já assistiu o Olivier fazendo qualquer coisa, já deve ter visto que ele não mede e nem pesa nada, faz tudo de olho. Pois bem, nessa receita algumas coisas são aproximadas. Por exemplo, eu usei muito mais farinha do que ele pede até conseguir o ponto da massa. Usei também um pouco mais de água para fazer a esponja, pois com a quantidade pedida a esponja ainda estava seca.

Panetone / chocotone (adaptada dessa receita do Olivier Anquier)

Ingredientes:
(xícaras de 240 ml)
Para a esponja:
·         400 g (3 e 1/3 xícaras de farinha de trigo branca para pães)
·         325 ml de água morna
·         40 g de fermento biológico fresco (eu usei 1 saquinho de fermento biológico seco instantâneo)

Para a massa:
·         1/2 Kg de farinha de trigo branca para pães (Eu usei muito mais do que isso. Fui acrescentando farinha até que a massa desgrudasse da mão, mas ainda estivesse um pouco “grudenta”)
·         160 g (1 xícara) de açúcar mascavo
·         1 colher de chá de sal
·         1 gema
·         2 ovos inteiros
·         200 g de margarina Becel azul
·         200 ml de água
·         Uvas passas brancas e pretas a gosto
·         Frutas cristalizadas a gosto
·         Chocolate a gosto (eu usei o Callebaut 50% Dark, sem leite e sem soja)

Modo de fazer:
            Eu usei a panificadora, mas fiz a esponja antes. Se você não vai utilizar nenhuma panificadora, basta seguir o modo de fazer do Olivier.

Faça a esponja:

            Misture a farinha com o fermento seco. Acrescente a água morna e vá misturando com a mão ou uma espátula até obter uma massa bem mole e grudenta. Cubra com um pano e deixe descansar em lugar abafado por aproximadamente 45 minutos. (Eu sempre coloco dentro do forno desligado).

            Enquanto a esponja descansa, coloque os demais ingredientes na panificadora obedecendo a seguinte ordem: primeiro os líquidos e, por último, a farinha.

            Quando o tempo de descanso da esponja for de 40 minutos, coloque a forma dentro da panificadora e ajuste para o programa desejado. Deixe misturar por mais ou menos 5 minutos e acrescente a esponja. Acerte o ponto da massa colocando mais farinha caso seja necessário.

            Eu uso sempre o programa de pão francês II que sova a massa por 18 minutos, descansa por 40 minutos e sova novamente por 22 minutos. Após esse tempo, retire a massa da panificadora, acerte o ponto, divida-a em 6 partes e faça 6 bolinhas. Abra cada bolinha com o rolo e acrescente as passas e as frutas cristalizadas ou o chocolate, caso vá fazer o chocotone. Enrole novamente e coloque na forma de panetone. A quantidade de massa crua em cada forma deve ser 1/3 ou, no máximo, 1/2 da forma.
            Leve os panetones para descansar dentro do forno desligado por 1 h e 30 min. Após esse tempo, asse-os em forno médio por aproximadamente 45 minutos.
Algumas fotinhos procês! Coloquei muitas fotos, mas é porque queria que vocês pudessem ver a fofulência e delícia desses panetones. hehehe






Até a próxima, pipow! Beijo grande em todos vocês!!!

2 comentários:

  1. Nossa Senhora, que absurdo de fofulência! Fiquei morrendo de vontade por um pedacinho singelo! =)
    Melhor disso tudo é que a receita é sem leite (sou intolerante a lactose). Adorei! Bjus

    ResponderExcluir
  2. UAU!!!! Que fotos de dar água na boca!!! Amei! Parabéns!!!! Beijos!

    ResponderExcluir