Sophia está comendo a comidinha da mamãe

Lilypie Third Birthday tickers

sexta-feira, 4 de março de 2011

Pão de chocolate recheado



Depois de encontrar uma receita coringa e, a partir dela reinventar pães com sabores variados, ando descobrindo que posso transformar outras receitas em coringa. Além disso, estou ficando mais... abusada na cozinha e com menos receio de criar.

A primeira receita coringa, que inclusive já postei aqui, é a mais básica das receitas de pão e é feita com água, sal, açúcar, azeite, farinha e fermento. Variei bastante já essa receita, mas cansei um pouco desse sabor. O pão preferido aqui em casa é o de milho e também já foi postado aqui. Pois então, essa é a mais nova receita coringa aqui em casa. Basta tirar o fubá, o milho e a erva-doce da receita original que se tem um pão branco ou integral tradicional. A partir daí, vale acrescentar qualquer ingrediente para deixar o pão com o sabor que se deseja.

Eu tenho feito sempre Pão integral de Aveia a partir dessa receita, mas faz tempo que estou querendo fazer um pão de chocolate e foi bem simples: apenas acrescentei chocolate em pó na massa e recheei os da Sophia com chocolate Callebaut 50 % Dark e o nosso com chocolate Garoto Blend.



Pão de Chocolate
(xícaras de 240 ml)

• 1 xícara de leite de coco
• 2 ovos
• 3 colheres (sopa) de margarina Becel azul (sem leite, sem soja e sem traços)
• 2 colheres (chá) de sal
• 4 colheres (sopa) de açúcar
• 2 copos de farinha de trigo branca
• 1 e 1/2 copo de farinha de trigo integral média
• 1/2 copo de aveia em flocos finos
• Aproximadamente 4 colheres (sopa) de chocolate em pó Nestlé Dois Frades ou Cacau em pó Garoto (na verdade eu fui colocando de olho, mas deve dar mais ou menos isso)
• 1 pacote (10 g) de fermento biológico seco

Modo de fazer:

Primeiro bati todos os ingredientes líquidos no liquidificador. Coloquei panificadora, acrescentei as farinhas, o chocolate e o fermento. Usei o programa de pão francês II que sova por 18 minutos, descansa lá dentro no quentinho por 40 minutos e sova mais 22 minutos.
Retirei a massa da panificadora, fiz as bolinhas, recheei com chocolate picado e coloquei no forno desligado para descansar mais 40/50 minutos. Após esse último descanso, assei em forno médio por mais ou menos 20 minutos.


Olha aí uma sopinha deliciosa no fundo:



E aí? Gostaram? Ficou gostoso demais, minha gente! Logo, logo vou fazer essas delícias de novo. Beijos e até a próxima!!!

4 comentários:

  1. Devem estar deliciosos, como td q vc faz!!! nham nham....

    ResponderExcluir
  2. Como vai?

    Aqui é a Tamy (Tâmara Rolim) do blog Na Cozinha Dela. Gostaria de convidá-la a participar da coluna Blog Candango. Caso tenha interesse em participar, envie um pequeno texto contando da sua relação com a comida OU por que decidiu criar um blog e mais 3 fotos de pratos que você tenha postado.

    Aguardo sua participação.

    Atenciosamente,

    Tamy
    nacozinhadela.com.br

    ResponderExcluir
  3. Menina, eu que digo, como não conhecia um blog tão bom e tão cheio de receitinhas ??

    Adorei e vou ficar !! Posso ?? rssr já peguei um cafezinho ali na cozinha e vou querer um naco de pão !!! Pode ser ?? rssrs

    Bjus 1000 e obrigada pelo carinho lá no blog !!

    ResponderExcluir
  4. Caramba, Angélica... em que mundo eu vivia que ainda não conhecia seu blog? Muito, muito, muito bom mesmo. Parabéns. Já vou indicar para a família. Grande abraço e obrigado pelas receitas tão bem feitas aqui.

    ResponderExcluir